Os menores do grupo retriever |
Os Nova Scotia Duck Tolling Retrievers, mais conhecidos por "Tolls" ou "Tollers" Retriever são os menores e menos conhecidos cães do grupo de retrievers. Essa raça tem porte médio com a musculatura bem definida e ossos fortes.
O toller possui grande agilidade e determinação. O proprietário possui grande facilidade para realizar o seu adestramento pois além de inteligente, gosta de treinar, tem grande resistência e também gosta de trabalhar pelo seu dono.
Esse cachoro tem grande vontade para a busca além de ser muito brincalhão e adorar desafios. Em casa é muito amável, sensível e devotado com a família, principalmente com as crianças. Entretanto, com estranhos pode se tornar um pouco reservado, sem agressividade.
Ele adora se exercitar ao ar livre e é um forte nadador. Além de ser muito alegre e brincalhão é um ótimo companheiro.
Os retrievers anunciando do pato de Nova Escócia devem ser escovados com uma escova firme da cerda. Devem ser banhados somente quando necessários enquanto shampooing excessivo pode remover os óleos naturais do revestimento e os descascar que faz os cães water-resistant.
De acordo com o padrão da raça, ela é caracterizada pela cor avermelhada ou alaranjada, tem marcações brancas que podem ser vistas nas patas, cauda e peito. Um cão de alta qualidade não deve ser penalizado por falta de branco, como é o caso de alguns Tollers totalmente vermelhos. Normalmente a altura ideal é de 48 a 51cm nos machos e de 45 a 48cm nas fêmeas. O peso fica entre 20 a 23kg nos machos e entre 17 a 20kg nas fêmeas.OrigemNão se sabe com exatidão a origem dos Tollers. Acredita-se que essa raça provém de cães europeus usados para caçar patos. Estes foram trazidos para a Nova Escócia e através de cruzamentos com outras raças foi produzido um cachorro com as habilidades para a caça.
O objetivo era o de criar um cão vermelho pequeno que olhasse que pudesse ser usado para anunciar patos e gansos para os caçadores e recuperar então os pássaros do tiro na água.
Essa raça tem a capacidade de atrair patos apenas abanando a cauda, deixando-os prontos para serem capturados. São considerados os únicos dos cães de caça que conseguem fazer esse trabalho. Foi reconhecido em 1945 Canadian Kennel Club (CKC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário